O que é Hérnia de Hiato?
Hérnia de Hiato é como o próprio nome diz, uma hérnia que ocorre com a dilatação do hiato esofágico, presente no músculo do diafragma. Essa dilatação do hiato permite que o estômago (ou parte dele) migre do abdômen para o tórax.
O que causa a hérnia de hiato?
A hérnia de hiato pode ocorrer em pessoas com predisposição de fraqueza no músculo do diafragma, mas como nos casos das hérnias da parede abdominal, a hérnia de hiato apresenta maior incidência nas pessoas que tem fatores que aumentam a pressão dentro do abdômen, como: grandes esforços físicos, tosses, espirros, sobrepeso ou obesos, e também em pacientes mais idosos e em pacientes do sexo feminino que já tiveram gestações anteriores.
O que posso sentir com a hérnia de hiato?
Embora muitas pessoas possam ser assintomáticas (não sentir nenhum sintoma), a hérnia de hiato pode levar aos sintomas clássicos da doença do refluxo gástrico esofágico: azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.
Como é feito o diagnóstico da hérnia de hiato?
O diagnóstico pode ser feito por um exame de Endoscopia digestiva alta ou também por um raio x com contraste (REED). Para melhor avaliar a extens!ao e as consequencias da doença complementa a investigação médica com exame de manometria esofégica e Phmetria.
Como é o tratamento da hérnia de hiato?
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. Vai depender de fatores como o tamanho da hérnia, o índice de refluxo, das alterações anatômicas do esôfago, assim como o risco cirúrgico do paciente. É necessária uma avaliação criteriosa de um médico cirurgião especializado no assunto.
Quando o tratamento é cirúrgico as vias de correções podem ser feitas por videolaparoscopia ou por robótica. O Grupo Vivere apresenta uma grande experiência no tratamento dessa Hérnia, tanto por via laparoscópicas quanto por robótica. Indicamos sempre que possível a cirurgia robótica para as hérnias maiores ou com complicações. A técnica robótica melhora muito o alcance da cirurgia e diminui a agressão no paciente.